Resultados de um grande estudo sobre a doença do refluxo indicam que ela está associada ao câncer de esôfago e de laringe.
Os resultados de um grande estudo científico recente, indicam que a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), que também causa sintomas de azia, está associada a riscos mais elevados de vários tipos de câncer de laringe e esôfago. O estudo foi publicado on-line em 2021 na revista científica CANCER, um jornal da American Cancer Society.
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
A DRGE, um distúrbio gastrointestinal comum, ocorre quando o ácido do estômago volta para o esôfago, onde pode causar danos aos tecidos do esôfago. A doença do refluxo pode ocorrer por diferentes causas e requer uma abordagem individualizada. A pesquisa indica que esse dano pode colocar os pacientes em risco de desenvolver um tipo de câncer chamado adenocarcinoma de esôfago.
“Esse estudo por si só não é suficiente para resultar em ações específicas para a população em geral. Pesquisas adicionais são necessárias para replicar essas descobertas e estabelecer a DRGE como um fator de risco para câncer e outras doenças ”, disse o Dr. Abnet, um dos pesquisadores. “Estudos futuros são necessários para avaliar se os tratamentos direcionados aos sintomas da DRGE irão alterar os riscos aparentes” completa o pesquisador.
Acompanhamento médico regular
Por isso, as pessoas que têm diagnóstico de doença do refluxo, devem realizar acompanhamento médico regular. O tipo de tratamento depende do grau do refluxo e da presença ou não de alterações pré-malignas na camada interna do esôfago.
Uma instituição dedicada à realização de cuidados diferenciados, com abordagem humanizada.